Trabalhando com poemas em sala

 Olá colega! Você, professor das series iniciais do Ensino Fundamental trabalha com seus alunos os diversos gêneros textuais? Já apresentou para eles os poemas?


O poema é um gênero textual capaz de nos mostrar como é possivel brincar com as palavras em suas mais diversas formas, os poetas conseguem transmitir, de forma genial, as suas mensagens através dos jogos de palavras. E, com essa "brincadeira", é possível trazer os poemas para sala de aula e motivar os seus alunos a lerem mais gêneros poeticos no campo artistíco-literário.

A familiaridade com o gênero, pode trazer ótimas consequências para os alunos, entre elas, o estimulo a criatividade, segurança de si,  e inteligência para o uso dos recursos corporais, gestuais e faciais de forma adequada na oralidade, que se posicionem de forma clara e que desenvolvem a empatia.

Vamos ver na a seguir como desenvolver com os alunos as habilidades indicadas para o trabalho com a poesia e os poemas.




Seiscentos e sessenta e seis

A vida é uns deveres que nós trouxemos para fazer em casa.

Quando se vê, já são 6 horas: há tempo...

Quando se vê, já é 6ª-feira...

Quando se vê, passaram 60 anos...

Agora, é tarde demais para ser reprovado...

E se me dessem — um dia — uma outra oportunidade,

eu nem olhava o relógio

seguia sempre, sempre em frente...

E iria jogando pelo caminho a casca dourada

e inútil das horas.

Esconderijos do Tempo, Mario Quintana


1. No poema acima, Mário Quintana nos mostra a riqueza do jogo com palavras. Ao brincar com as palavras de forma criativa, Quintana constrói diversas relações de tempo. Você pode discutir com seus alunos as variadas formas de medição de tempo.

2. Faça perguntas relacionadas aos referências de tempo utilizado no texto.

Existem diversas outras possibilidades de se trabalhar com o poema e poesias, como sugestão, trago o livro de Mário Quintana,  "Esconderijos do Tempo", de onde foi retirado o poema acima. Este livro ocupa lugar de destaque na obra poética do poeta. Alguns dos mais belos poemas escritos pelo autor podem ser encontrados neste volume. Você também encontra muitos poemas para trabalhar a leitura (silenciosa, jogral, declamação), compreensão e interpretação dos poemas com os alunos do 1º ao 5º ano.


São várias as opções de trabalho com poemas e poesias nas series de anos iniciais do Ensino Fundamental. Os ciberpoemas, por exemplo, são umas novidades que a cada dia vem tomando espaço nas práticas de ensino da área de linguagens. A interatividade e ludicidade dessa nova forma de fazer poema é capaz de prender a atenção dos alunos proporcionando maior envolvimento nas aulas, veja a seguir um pequeno vídeo sobre o tema:


Que tal? Você já conhecia essa nomeclatura e nova modalidade de poemas? Já pensou em estratégias para a utilização dos ciberpoemas?

Como foi dito no vídeo, nem sempre possuímos os recursos digitais necessários para a aplicação de estratégias que elaboramos, por isso, trago aqui também uma outra alternativa para o trabalho com os chamados "poemas visuais", a partir do vídeo você terá a possibilidade de ousar, criar e adaptar essas novas informações ao contexto da sua sala de aula e a realidade dos seus alunos. 




Ficamos por aqui! Espero que essa publicação possa contribuir para a sua prática de ensino, se gostou, fique a vontade para compartilhar com outros colegas professores para que eles possam também utilizar essas estratégias em seus planos de aulas. Para dúvidas e sugestões, entre em contato e terei o maior prazer em trocar contribuições.



Comentários